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Os impactos do fim do impulsionamento de anúncios pelo Google nas eleições

 
Big tech decidiu suspender propagandas políticas neste ano
O Google vai proibir, a partir de maio deste ano, o impulsionamento de propagandas políticas
em todas as suas plataformas. A medida atende as exigências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que quer restringir o uso de inteligência artificial (IA) nos anúncios eleitorais e combater A circulação de fake news.
Para especialistas, os candidatos vão perder importantes ferramentas para divulgar as
campanhas, tendo que buscar o serviço nas redes sociais como Facebook, Instagram e o
Twitter/X.
A nova política do Google proíbe a circulação de qualquer tipo de anúncio que fale sobre
eleições, partidos políticos, federações e coligações, cargos eletivos, propostas de governo,
projetos de lei, exercício do direito ao voto e de outros direitos políticos ou matérias
relacionadas ao processo eleitoral. A medida vale para todas as plataformas da big tech, como o YouTube, por exemplo.
O Google seguiu a Resolução 23.732 do TSE, que determinou que os provedores de propagandas pagas na internet devem “manter repositório desses anúncios para acompanhamento, em tempo real, do conteúdo, dos valores, dos responsáveis pelo pagamento e das características dos grupos populacionais que compõem a audiência”.
Segundo o Estadão, a plataforma discutiu, ao longo dos últimos dois meses, formas de cumprir as regras do TSE. E chegou à conclusão de que isso não é possível. Em nota, o Google informou
que a proibição das propagandas políticas foi determinada para “não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país”. “Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”, disse a empresa.
De acordo com Marcelo Crespo, coordenador de Direito da Escola Superior de Propaganda e
Marketing (ESPM), a mudança deve ser um “teste” para o controle dos anúncios publicitários
nas eleições de 2026. O especialista vê como ponto positivo a possível diminuição de conteúdos inverídicos que podem ser impulsionados pela big tech. Porém, um fator negativo apontado por ele é a impossibilidade de utilização do Google por campanhas que querem alcançar potenciais eleitores.
“É uma plataforma que tem um poder muito grande sobre a sociedade, e precisa ter uma noção
de responsabilidade para que a democracia seja respeitada. Talvez o impacto seja positivo na
perspectiva de que a gente tenha menos fake news. O impacto negativo talvez seja que, se um
candidato quiser veicular seu conteúdo por ali, ele não vai conseguir”, disse Crespo.
Decisão do Google favorece grupo Meta, controlador do Facebook e Instagram.
A decisão do Google não impede que anúncios políticos sejam impulsionados pelas redes
sociais. Para Marcelo Crespo, será necessário analisar se os candidatos irão procurar
impulsionar as suas campanhas em plataformas como o Facebook, o Twitter/X e o Instagram.
“Embora o Google seja muito relevante, a tecnologia não é apenas o Google. Nós temos as
plataformas de rede sociais e os aplicativos de mensagens. São outros âmbitos de atuação dos
candidatos, e será preciso monitorar eles para analisar os impactos”, disse o diretor da ESPM.
Maria Carolina Lopes, especialista em Democracia e Comunicação Digital, considera que a proibição por parte da big tech deve dar para a Meta — conglomerado de mídia que reúne o Facebook e o Instagram — o monopólio dos anúncios políticos nas eleições deste ano.
“A Meta não vai mais precisar dividir essa fatia com o Google. Pensando como empresa, é um
ganho. Por outro lado, se o custo moral e político ficar muito alto, ela pode ir na mesma direção. Assim, zeraríamos o jogo das campanhas impulsionadas na internet”, afirmou a especialista.
Segundo Maria Carolina, o Google possibilita a criação de anúncios de maior qualidade
comparado à Meta. A especialista explica que as campanhas tinham a oportunidade de
impulsionar buscas para websites com propostas e por palavras-chave e de impulsionar vídeos
pelo YouTube. “A democracia perde sem essas possibilidades e com a concentração de
mercado”, analisou.

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