Força-tarefa é formada por 25 militares, além de dois cães treinados para o policiamento, viaturas e lanchas
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Polícia Militar do DF (PMDF), enviou uma equipe de apoio ao Rio Grande do Sul (RS). A equipe poderá contribuir de forma humanitária, com buscas e salvamentos, e com a manutenção da ordem pública, por meio do combate ao crime. Os policiais chegaram ao estado, que enfrenta calamidade pública devido a temporais e enchentes, nesta terça-feira (14).
A força-tarefa é composta por 25 militares, incluindo integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), além de dois cachorros do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), nove viaturas e três lanchas.
Segundo a PMDF, os agentes destacados possuem experiência na resolução de situações complexas e estarão à disposição para combater a criminalidade e preservar a ordem pública. Os militares também prestarão o auxílio necessário em ações de busca e salvamento das vítimas desabrigadas.
“Por determinação do governador Ibaneis Rocha, a Segurança Pública do Distrito Federal está, desde os primeiros dias, prestando todo apoio possível aos irmãos e irmãs do Rio Grande do Sul, que sofrem com diversos problemas recorrentes das catástrofes climáticas”, observou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
“O envio de policiais de elite da Polícia Militar do DF para compor a equipe coordenada pela segurança pública local visa ampliar a segurança e tranquilidade da população, contribuindo para que a situação volte à normalidade o mais rápido possível”, completou Avelar.
No último dia 4, a PMDF já havia enviado uma aeronave para ajudar no resgate de vítimas no RS. Dois pilotos e três policiais foram deslocados ao estado com o intuito de contribuir com demandas como levar mantimentos e alimentação aos desabrigados, ajudar no deslocamento de profissionais de saúde e em operações de salvamento.
“A Polícia Militar do Distrito Federal está empenhada em oferecer todo o suporte necessário para auxiliar os irmãos brasileiros no Sul do país durante essa tragédia”, ressaltou a comandante-geral da PMDF, Ana Paula Barros Habka. “Nossas equipes estão preparadas e comprometidas em atuar com eficiência e solidariedade, honrando o nosso dever de proteger e servir à população, estejam onde estiverem.”
Ajuda
Nesta segunda-feira (13), o GDF enviou uma equipe especialista em calamidades e gestão de abrigos para auxiliar nas demandas decorrentes dos temporais e enchentes. A comitiva é composta pelo secretário-executivo da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Jean Marcel Pereira Rates, e dois servidores da pasta. O objetivo inicial será entender como o Distrito Federal pode ajudar de forma efetiva a organização dos acolhimentos provisórios que foram montados nas áreas mais afetadas.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.