Os resultados da pesquisa Datafolha, divulgados nesta terça-feira (18/6), revelam que, apesar de uma leve oscilação positiva na aprovação, a reprovação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva continua alta e superior à registrada em seus primeiros mandatos.
Com um ano e seis meses no poder, a taxa de reprovação do governo de Lula diminuiu de 33% para 31% desde março, mas ainda é mais alta do que nos mesmos períodos de seus primeiros dois mandatos. Em 2004, a rejeição ao petista era de 17%, enquanto em 2009, era de apenas 6%. Esses números evidenciam o desgaste de Lula em seu terceiro mandato.
A aprovação do governo oscilou positivamente dentro da margem de erro, passando de 35% para 36%. Os brasileiros que avaliam a gestão de Lula como “regular” também oscilaram, indo de 30% para 31%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em comparação, no segundo mandato de Lula, com um ano e meio de governo, sua aprovação chegava a quase 70%, demonstrando uma significativa diferença em relação ao cenário atual.
A pesquisa também destacou que a aprovação de Lula na cidade de São Paulo caiu significativamente. Em uma pesquisa Datafolha divulgada em 30 de maio, a aprovação do presidente na capital paulista caiu de 45% para 35% desde agosto de 2023. No mesmo período, a parcela de paulistanos que consideram a gestão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como “ótima ou boa” aumentou de 30% para 33%.
O Datafolha entrevistou 1.092 paulistanos presencialmente entre os dias 27 e 28 de maio, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.