Governador do DF detalha pacote de valorização para a segurança pública durante almoço com policiais militares
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou neste sábado (31), durante um almoço com policiais militares no Park Way, um novo conjunto de ações voltadas à valorização da categoria e fortalecimento da segurança pública. Entre as principais medidas estão o lançamento do primeiro Curso de Subtenentes da PMDF, a convocação de 1,2 mil novos praças para o 12° Curso de Formação e a expansão das escolas cívico-militares no DF.
“Nós tínhamos aqui uma guerra entre as forças de segurança. Era uma desunião completa. Colocamos como prioridade unificar as corporações e o resultado está aí: uma cidade segura e que valoriza seus policiais”, declarou Ibaneis.
Curso de Subtenentes e nova turma de praças
Segundo o governador, o inédito Curso de Subtenentes será lançado em agosto, com a primeira turma prevista para se formar no menor prazo possível. A medida foi possível graças ao Decreto nº 47.245/2025, publicado no Diário Oficial do DF em 12 de maio, que reformulou as regras de promoção interna, extinguindo a obrigatoriedade de concurso e priorizando a ascensão por antiguidade e qualificação técnica — modelo já adotado pelo CBMDF.
Além disso, o governador confirmou que em novembro será iniciado o 12º Curso de Formação de Praças (CFP), com a participação de 1.200 novos militares. Será a segunda maior turma da história da PMDF, dando sequência à formação iniciada em maio deste ano, que levou 1.234 policiais — entre eles, 317 mulheres — às ruas da capital.
Expansão das escolas cívico-militares
Ibaneis também anunciou que pretende ampliar as escolas cívico-militares no DF, incluindo militares da reserva na composição do corpo administrativo e pedagógico dessas unidades.
“Vamos conseguir recursos para ampliar nossas escolas cívico-militares, que são um verdadeiro sucesso. E vamos contar com a experiência dos nossos policiais da reserva para apoiar a formação das crianças”, afirmou.
Investimento contínuo na segurança
Desde 2019, o GDF já contratou mais de cinco mil policiais militares, além de investir fortemente em infraestrutura e tecnologia: renovação da frota, instalação de câmeras, reformas de batalhões e delegacias, e valorização salarial com redução do interstício.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destacou o impacto positivo das medidas:
“Os resultados já aparecem: temos os melhores índices de segurança dos últimos 48 anos. Só temos a agradecer ao governador e à vice-governadora Celina Leão por esse compromisso.”
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.