“Nós tivemos a coragem, ainda em 2021, de alterar o decreto do IPVA aqui em Brasília isentando carros híbridos e elétricos na nossa capital. Nós temos avançado muito nessa pauta de descarbonização, e um dos melhores meios é exatamente através da utilização de veículos híbridos e elétricos. Nós multiplicamos por mais de 10 vezes a venda de veículos dessa qualidade”, destacou Ibaneis Rocha, em referência às políticas de incentivo ao uso de veículos elétricos e híbridos, como a isenção de IPVA para os proprietários desses automóveis.
Atualmente, o DF conta com cerca de 130 pontos de recarga (eletropostos). A frota de veículos da capital ultrapassa 1,2 milhão de carros, sendo pouco mais de 32 mil da categoria eletrificada. A venda de veículos elétricos e híbridos segue crescendo. Em 2022, foram 4.612 híbridos e 895 elétricos vendidos. Em 2024, o número subiu para 18.950 híbridos e 9.495 carros elétricos. Este ano, os dados já apontam 12.276 híbridos e 5.927 carros elétricos vendidos.
Entre as principais medidas elencadas por Ibaneis, está a implementação de uma frota de 90 ônibus elétricos no transporte público da capital. “A gente está entrando agora na pauta também dos ônibus elétricos. Até o final do ano, todos os ônibus que vão percorrer as ruas do Plano Piloto serão elétricos para que depois toda a frota do DF seja elétrica”, anunciou.
Outro destaque é a criação de uma linha de crédito específica para taxistas adquirirem veículos elétricos. A iniciativa visa modernizar a frota de táxis do DF, que conta com cerca de 3,4 mil permissionários. O financiamento contará com três meses de carência a partir da assinatura do contrato, taxa de juros de 1,75% ao mês, e prazo de pagamento de até oito anos – equivalente à garantia média das baterias dos veículos elétricos.
“Nós estamos usando um programa para os taxistas, criando condições especiais para que todos eles possam adquirir esses veículos elétricos, para que tenhamos mais de quatro mil táxis todos elétricos”, afirmou.
Segundo o chefe do Executivo, o GDF estuda uma forma de incluir os veículos de aplicativo na isenção.
“Então, a gente espera ainda até o início do próximo semestre tratar com o pessoal dos aplicativos para que a gente possa ter toda a frota de transporte do DF eletrificada”, completou Ibaneis Rocha.
“Sustentabilidade não pode ser apenas um conceito abstrato, mas uma prática real e contínua na construção das cidades do futuro. A nossa gestão está comprometida com a adoção e o incentivo de tecnologias limpas, aliando desenvolvimento e preservação do meio ambiente”, vice-governadora Celina Leão.
“Quando se fala nessa inovação em tecnologia, o Distrito Federal desponta no Brasil. Quero aqui registrar o comprometimento do governador Ibaneis e do GDF e o quão foi importante para que a gente pudesse aprofundar numa inovação tecnológica que países como a China - que detém quase 33% de participação do mercado automobilístico global - fizeram para haver uma mudança climática e sustentável, uma redução muito expressiva de poluentes. Brasília está exatamente nesse papel e, por isso, reduziu drasticamente a emissão de poluentes nos últimos anos”, comentou. Ainda segundo Baldy, o DF terá operações da montadora para baterias e peças.
“O mundo todo está acompanhando uma revolução na indústria automobilística. Aqui no Brasil as vendas já chegam ao quarto lugar entre as grandes montadoras. Então é a indústria automobilística num movimento muito importante, que é a preservação do meio ambiente. Brasília é hoje uma das unidades da Federação que mais está incentivando a questão dos carros elétricos. Isso é um avanço enorme na economia e na preservação do meio ambiente”, reforçou Paulo Octávio sobre a escolha do tema do debate.
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