Banner Acima Menu INTERNAS

.

Venezuela e Rússia Selam Parceria Estratégica em Meio a Pressão dos EUA — Maduro e Putin Firmam Acordo Histórico!

 
Nesta quinta-feira (18), o Parlamento da Venezuela aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei que estabelece uma Associação Estratégica e de Cooperação com a Rússia. A medida, que ainda precisa ser aprovada em uma segunda votação para se tornar lei, foi celebrada pelo presidente da Casa, Jorge Rodríguez, que declarou:
“Fica aprovado por unanimidade o acordo e o tratado em primeira discussão para se tornar, ao ser aprovado em segunda discussão, lei da República.”
A proposta, apresentada pelo deputado governista Roy Daza, foi classificada como parte de um “novo momento da geopolítica mundial”. O texto ressalta o caráter “irreversível” da busca por uma ordem multipolar justa e sustentável, baseada no respeito à soberania, igualdade entre Estados e rejeição às “políticas hegemônicas do imperialismo”.
O tratado prevê diálogo político de alto nível, cooperação internacional, respeito aos direitos humanos e autodeterminação dos povos. O acordo foi assinado pelos presidentes Vladimir Putin e Nicolás Maduro e, segundo o governo, reforça a parceria estratégica entre Caracas e Moscou.
A aprovação ocorre em meio a um contexto de tensão na região. Os Estados Unidos enviaram navios e militares ao mar do Caribe para reforçar operações de combate ao narcotráfico. Caracas alega que se trata de uma tentativa de “mudança de regime”, o que foi negado pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Postar um comentário

0 Comentários