DF recebe primeiro lugar no Selo Betinho por avanços na garantia
O Distrito Federal foi reconhecido nacionalmente por seu compromisso com a erradicação da fome e com políticas públicas eficazes de alimentação. O GDF conquistou o 1º lugar no Selo Betinho, prêmio concedido anualmente pela Ação da Cidadania, Organização da Sociedade Civil (OSC) fundada por Betinho, símbolo da luta contra a fome no Brasil.
A honraria coloca o DF à frente de capitais como Belo Horizonte e Curitiba, consolidando a capital federal como referência nacional em segurança alimentar e nutricional.
“O Selo Betinho analisa as boas práticas em segurança alimentar e nutricional, os programas que o governo desenvolve para garantir o acesso à alimentação, número de atendidos e investimento orçamentário. Quanto melhor o índice de segurança e maior a transparência das ações, mais pontos são conquistados”, explicou Vanderlea Cremonini, subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes-DF.
Como funciona a premiação
Para receber o Selo Betinho, os estados e municípios devem cumprir pelo menos 70% das propostas estabelecidas pela Ação da Cidadania. A avaliação leva em conta:
- Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional;
- Políticas públicas e ações intersetoriais para ampliar o acesso a alimentação saudável;
- Transparência na aplicação de recursos e participação da sociedade civil.
O reconhecimento ao DF reflete investimentos consistentes em programas sociais, merenda escolar de qualidade, incentivo à agroecologia, produção agrícola local e redes de proteção social articuladas entre secretarias do governo.
DF se torna referência nacional
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, destacou que a conquista é resultado de um esforço conjunto.
“Ficar agora em primeiro lugar no Brasil mostra que nossa política de segurança alimentar e nutricional é referência. Trabalhamos de forma intersetorial, unindo Sedes, Educação, Agricultura e outras pastas para garantir que nenhuma família fique sem acesso a alimentação de qualidade”, comemorou.
O reconhecimento reforça o protagonismo do DF em políticas públicas sociais e pode servir de modelo para outros estados e capitais.

0 Comentários
Obrigado pela sugestão.