Banner Acima Menu INTERNAS

.

Mais de 80% da comunidade escolar aprova modelo cívico-militar no CEF Telebrasília

 
O Centro de Ensino Fundamental (CEF) Telebrasília deu mais um passo rumo à implantação do modelo de gestão compartilhada cívico-militar, após uma audiência pública realizada neste sábado (11). Com 80,5% dos votos favoráveis, a comunidade escolar aprovou a adesão ao programa, que vem crescendo em todo o Distrito Federal. Apenas 17,9% dos participantes votaram contra a proposta, e 1,6% dos votos foram nulos.
A votação cumpre a Portaria Conjunta nº 22/2020, que determina que nenhuma escola seja incluída no programa sem consulta e aprovação da comunidade escolar — composta por pais, alunos, professores e servidores.
“A nossa intenção não é implementar o militarismo. O que queremos, e fomos cobrados pelas próprias famílias, é que a escola volte a ser um local de paz”, afirmou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
“Os professores precisam de tranquilidade para trabalhar, e os pais querem segurança para deixar os filhos na escola.”

Segurança e disciplina aliadas à educação
No modelo de gestão compartilhada, a parte pedagógica continua sob responsabilidade da Secretaria de Educação, enquanto a disciplina e organização ficam a cargo da PMDF e do CBMDF, com apoio de militares da reserva.
O programa tem como objetivo fortalecer o ambiente escolar, reduzir a violência no entorno das unidades e promover uma cultura de paz e respeito. Segundo a SSP-DF, a escolha das escolas leva em consideração critérios técnicos, como vulnerabilidade social, índices educacionais e mapa de criminalidade.

Resultados positivos e expansão
Em vigor há quase sete anos no DF, o programa apresenta resultados expressivos. Dados do Ideb mostram que entre as 10 escolas públicas com melhor desempenho, três são cívico-militares e outras três são colégios militares.
“O projeto está em expansão e deve alcançar 50 escolas diante da grande procura dos pais e da boa avaliação dos professores”, destacou o subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhada, Alexandre Ferro.
“Essa integração entre educação e disciplina tem mostrado resultados concretos.”
A ampliação do programa também é viabilizada pela contratação de policiais e bombeiros militares da reserva, o que permite aumentar a cobertura sem comprometer o efetivo ativo das corporações.

Postar um comentário

0 Comentários