O governador de Goiás e candidato à reeleição, Daniel Vilela (MDB), anunciou um projeto para transformar o atual prédio do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), em Goiânia, em uma unidade especializada na saúde da mulher.
A proposta prevê a criação de um complexo com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), reunindo serviços de ginecologia, obstetrícia e maternidade, incluindo estrutura destinada a gestações de alto risco.
Durante sabatina à Rádio CBN Goiânia e ao jornal O Popular, Daniel afirmou que pretende transformar a atual estrutura no que classificou como o “maior e melhor Hospital da Mulher do Brasil”.
Hugo será transferido antes da reforma
Para que o projeto saia do papel, o governo pretende primeiro transferir os atendimentos do Hugo para outra estrutura localizada no Conjunto Fabiana.
Segundo Daniel, manter o atual hospital funcionando durante uma reforma de grande porte seria inviável.
A previsão apresentada é concluir a transferência até janeiro de 2027. Somente depois disso o prédio atual seria fechado para reforma e adaptação.
O projeto, portanto, ainda depende dessas etapas para ser concretizado.
Novo Hugo terá mais de 400 leitos
A mudança também prevê uma expansão significativa da estrutura destinada às urgências e emergências.
De acordo com os números apresentados pelo governador, o novo Hugo deverá contar com mais de 400 leitos, aproximadamente 90 vagas de UTI e 20 salas cirúrgicas.
A capacidade de internação ficaria próxima do dobro da atualmente disponível.
Governo também planeja ampliar o Cora
Daniel Vilela anunciou ainda planos para ampliar o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora).
O governo trabalha no projeto de uma nova unidade destinada ao tratamento oncológico de adultos. Segundo o governador, a expectativa é concluir os projetos até o final de 2026 para posteriormente iniciar as obras.
Daniel também apresentou números sobre a expansão da rede estadual. Segundo ele, foram realizadas mais de 35 mil cirurgias eletivas em 2025, além de aproximadamente 60 mil procedimentos realizados pelos municípios.
Na área de terapia intensiva, afirmou que Goiás passou de pouco mais de 200 leitos de UTI em 2019 para cerca de mil vagas distribuídas pelo Estado.
Com o projeto anunciado, o governo pretende realizar duas mudanças importantes na saúde goiana: ampliar a capacidade do principal hospital de urgências e aproveitar sua atual estrutura para criar uma unidade exclusivamente voltada à saúde da mulher.
.jpeg)
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.