Banner Acima Menu INTERNAS

EXTERMÍNIO DE ABELHAS É CONSIDERADO CRIME AMBIENTAL

Matar abelhas é considerado crime ambiental no Brasil de acordo com a LEI Nº 6905 12 de fevereiro de 1998, em seu art. 29 que fala “Quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida” estará cometendo crime ambiental. Porém muitos órgãos competentes não se importam com esta Lei e tratam as abelhas como praga quando são chamados para removê-las, a pena para extermínio e de 6 meses a 1 anos de detenção.
As abelhas são responsáveis por 90% da polonização da população vegetal, pássaros e outros insetos também, porém em uma proporção bem menor. Por isso existem alguns apicultores que alugam abelhas para a polonização de fazendas.
A Polonização consiste em transferir células reprodutivas masculinas (núcleos espermáticos) através dos grãos de pólen que estão localizados nas anteras de uma flor para o receptor feminino (estigma) de outra flor (da mesma espécie), ou para o seu próprio estigma. Sem a polinização realizada pelas abelhas cerca de um terço de todas as colheitas que comemos teria que ser polinizada por outros meios ou produziríamos menos comida, onde acredita-se que 75% de nossas culturas sofreriam alguma diminuição na produtividade, ou seja, um pequeno inseto tem uma enorme importância em nosso planeta.
Portanto cada vez que encontrar uma abelha ou uma colmeia em seu caminho trate-as com respeito, chame um apicultor para removê-las, tenha a consciência da importância deste “inseto”, divulgue esta notícia, comente com os amigos, todos os anos milhões de abelhas são mortas por falta de informação, se salvarmos as abelhas salvaremos também uma parte do planeta.
Os bombeiros só retiram as abelhas quando há risco de ataque delas em áreas de concentração de pessoas.
A título de informação em algumas regiões da China não existe mais abelhas.
Fonte: Capturar Abelhas

Postar um comentário

19 Comentários

  1. Somos uma dupla de Apicultores aqui de Brasília e vimos parabenizar vocês Bombeiros por terem consciência da importância de preservar os enxames incidentes em áreas urbanas... No entanto, quando uma equipe de bombeiros se desloca para retirar um enxame esta ação pode desfalcar o atendimento a uma possível ocorrência de gravidade maior ex: eminência de parto, parada cardiorrespiratória,enfim... Neste sentido, vimos propor uma parceria com a corporação e colocar os nossos serviços à disposição para retirar enxames, onde vocês podem passar o nosso telefone para que em ocorrência de abelhas o cidadão entre em contato conosco que iremos ao local avaliar as características do enxame e passar o orçamento dos serviços. Somos Apicultores profissionais filiados à Associação dos Apicultores do Distrito Federal - APIDF, e realizamos remoções à vários anos com total segurança para o morador e vizinhança, trabalhando sempre à noite e com todos os EPIs necessários. Nos colocamos à disposição para maiores informações pelo nosso contato que deixamos para ser afixado na sala do COBOM: 061 99627-3051 ou 99639-3131. Ass: Apicultor Walter Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente vcs tem convênio em Pernambuco pois lá tá precisando muito todos dias vejo quase 5 exterminios

      Excluir
    2. Gente tem que fazer isso aqui no estado de Pernambuco pois aqui os bombeiros exterminam sem dó

      Excluir
    3. Alguém tem esse serviço em Pernambuco? Os bombeiros aqui trabalham exterminando no maçarico qualquer tipo de abelhas

      Excluir
  2. O bombeiro está com um projeto chamado INSECTA, a intenção é preparar militares da corporação dando suporte como treinamento, materiais e roupa para fazer a eliminação das abelhas. Venho fazer essa denúncia, um animal essencial para natureza não pode ser exterminado dessa maneira.
    Vamos lutar para que isso não aconteça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor façam isso em Pernambuco não aguento mais ver as sendo queimadas

      Excluir
    2. O cbmpe todo dia exterminar em média 5 comeias

      Excluir
    3. A corporação deve ser denunciada pro ministério público! é crime ambiental!

      Excluir
  3. Mano serio, eu fiquei muito puto com os bombeiros, chamaram pra remover abelhas daqhi de casa, ai eles simplesmente exterminaram elas, e elas ainda sobreviveram, elas n fazem mal a ngm e ainda o povo se incomoda com elas, ai depois eu vejo e tem papel tampando a entrada da colmeia, eu fui la e abri, serio os seres humanos sao mt maldosos, o pior é q eu n tenho dinheiro pra chamar alguem pra resgatar elas de verdade, meus pais estao cagando pra elas, triste situacao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu sou bombeiro, do DF, e sou motivo de piadas por tentar preservar as abelhas e não só as abelhas mas os marimbondos. O brasileiro é burro demais.

      Excluir
    2. Desculpe sr. bombeiro, respeito muito sua profissão, Mas eu sou extremamente alérgica as abelhas, por algumas vezes fui picada por elas e minha glote fecha, corro risco de morte, a última vez até adrenalina me aplicaram, tamanha foi a alergia. Por recomendação médica, ando com um comprimido antialérgico na bolsa e a orientação e tomá-lo e correr para o pronto socorro mais próximo. Tenho pavor delas, tanto que estou escrevendo e me arrepiando de medo só de pensar no que já passei, a falta de ar, a coceira por todo o corpo, e principalmente extremidades. Acontece que uma colméia resolveu se instalar no quintal da minha vizinha, (moramos em zona URBANA) e desde então não posso mais abrir minhas janelas, e mesmo assim, elas entram pela fresta e meu marido e minha gatinha de estimação já foram picados. Minha vizinha disse que chamou um apicultor, mas este não apareceu, o bombeiro foi ontem lá e disse que iria enviar um apicultor, conhecido deles, só que até agora nada! E aí eu pergunto: vou ficar a mercê desses insetos? Correndo risco de ser picada por eles e podendo vir a óbito? Cada vez que sou picada, a alergia aumenta. Não vou poder mais abrir minhas janelas? Ou elas estão em local errado? O que fazer? Talvez um B.O de perigo eminente a vida de outrem? Pode me ajudar?

      Excluir
    3. Eloisa Asbion, sou Bombeiro militar da Bahia, neste exato momento estou elaborando um projeto justamente para combater esta pratica criminosa que muitas unidades do corpo de bombeiros realizam, no processo de uma pseudocaptura, disfarçada de exterminio; em algumas situações o exterminio acontece de fato. Precisamos sim, nos preocupar com tua segurança e de qualquer outro ser humano, ou outro animal, quando submetido a um risco iminente de morte; é o unico amparo legal para o exterminio. Mas certamente vc anda em lugares proibido, nós somos os invasores do espaço natural delas. acho que o médico já fez as recomendações cautelares e vc precisa faer ao pé da letra; no entanto se toda ocorrencia de abelha, nós bombeiro for extermina-las, iremos acabar de forma direta com a produção dos nossos alimentos, e desta forma não só vc ficará vulneravel ao risco de morte, mas toda a população humana do planeta. e expectativa é de que na extinção das abelhas, em media 4 anos acaba a população humana. o que o corpo de bombeiro esta propondo, nada mais é do que os apicultores, profissionais mais habilitados a tal prática, realizar a captura e não o exterminio, sempre visando a nossa segurança, mais tb o zelo por uma espécie que trabalha pra gente, sem cobrar nada. Deus abeçõe vc e cuidados viu. tenha certeza que nós bombeiros nunca deixara a população sem o apoio necessario.

      Excluir
  4. Nos em Lorena SP criamos um plano de manejo envolvendo os apicultores q sao voluntarios da defesa civil. Temos muitas oscorrencias na cidade, porem estamos conseguindo atender os chamados e fazendo o manejo. As colmeias sao captiradas e levadas p apiarios da cidade. Quando chega a ocorrencia p os bombeiros eles nos acionam. Nossa cidade eh pequena com cerca de 9o mil abitantes e desde de que criamos o plano com decreto municipal em meados de junho de 2017, ja atendemos mais de 150 chamados. A parceria Defesa Civil, Bombeiros e apicultores ezta dando certo aqui. E sem custo p a populacao e nem p prefeitura. Inclusive na cidade existe um curso gratuito q forma apicultores pelo sindicato rural em parceria com o SENAR. Curso gratuito q formam 36 apicultores a cada ano. Sou o coordenador da defesa civil da cidade e criador deste plano.

    ResponderExcluir
  5. Sou bombeiro aqui em Apucarana-Paraná. Gostaria de aprender sobre métodos de remoção/manejo de abelhas (sem prejudica-las). Existe a possibilidade de me enviarem o conteúdo no meu e-mail? Fellipesoldadoivp@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa noite pessoal. Eu sou de São Paulo, apicultor nas horas vagas e retiro colméias. Este manejo só deve ser executado por profissionais especializados, pois existe uma técnica e envolve riscos. Sem as abelhas o ser humano dura no máximo 3 anos. Diga não ao extermínio das abelhas.

    ResponderExcluir
  7. Sou bombeiro aqui no sul e o procedimento mais comum é o exterminio no verão chegamos a matar cerca de mais de 100 enxames, estes a maioria poderia ter seu remanejo, mas nao temos nenhum tipo de interesse do governo , ja levei o caso para um deputado ambientalista q nem quiz me houvir, percebo que alguns lugares os numeros de frutos em arvores sao bem menores do q deveriam ser.

    ResponderExcluir
  8. Tem mesmo é que matar, bando de bicho entrando dentro de casa, se eu não entro na casa delas porq tem que entrar na minha!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sugestão.