Banner Acima Menu INTERNAS

PRAÇAS DA BAHIA SERÃO PROMOVIDOS ATE TENENTE CORONEL, 50% PROVA 50% ANTIGUIDADE

Ao passo que as demais polícias e corpo de bombeiros militares Brasil afora procuram se modernizar em suas estruturas e legislações, as corporações da Capital da República parece ter se estagnado no tempo.
A mais recente comprovação do que falo acima foi a aprovação de dois Projetos de Lei (PLs Nº 22.001/2016 e 22.002/2016) pela Assembleia Legislativa no Estado da Bahia, onde as praças nas graduações de soldados e sargentos poderão ascender ao oficialato das corporações até o posto de tenente coronel.
Pelos Projetos, as vagas para os oficiais administrativos da corporação que antes eram de 454, aumentaram para 1260 vagas. Só para 1º Tenentes serão 1017 vagas. Para os Bombeiros Militares os números de vagas aumentou na mesma proporção.
A aprovação dos Projetos só foi possível porque parlamentares ligados às corporações se dedicaram e entenderam os anseios das categorias. O deputado estadual Prisco, oriundo da classe, foi a voz firme para a aprovação dos Projetos. Até mesmo o trancamento de pautas foi utilizado para que os Projetos dos PMs e Bombeiros fosse aprovado, com as emendas apresentadas, já que sua redação original traria prejuízos incalculáveis e irreparáveis às categorias.
Para se ter noção do prejuízo, na redação original, o acesso ao oficialato só seria permitido a Praças que tivessem curso superior. Tal dispositivo foi alterado de forma que as Praças de nível superior passam a ter condições de acesso ao oficialato em quaisquer circunstâncias e todos os quadros.
Com isso, o acesso ao QOA (Quadro de Oficiais Administrativos) será realizado através de promoção por antiguidade, para os Subtenentes, e através de aprovação em processo seletivo interno de prova, para os Subtenentes e Sargentos com CAS, em igual proporção (50% por antiguidade e 50% por prova);
Leia também: MILITARES ESTÃO SOB RISCO DE NÃO PODEREM CONCORRER AS ELEIÇÕES
ACESSO AO POSTO DE TENENTE-CORONEL
Será possível o acesso no QOA até o Posto de Tenente-Coronel, para os militares que possuam a graduação de nível superior. Para quem não possui nível superior, será possível alcançar até o Posto de Capitão.
Enquanto as policiais militares do país andam de Ferrari, a Polícia Militar de Brasília parece dirigir um Gordini 1963, com motor fundindo e lataria completamente apodrecida. Um sem número de associações de classe que nunca se entendem quando os interesses é o coletivo, não consultam as categorias para tomar decisões e vivem sob a crença de palavras que nunca são cumpridas pelos governantes, aliado a um governo sem nenhuma disposição para reconhecer que a valorização desses profissionais de segurança pública é urgente e necessário, tornam-se obstáculos quase que intransponível num processo de valorização.
A falta de representação política (em 2014 foram centenas de candidatos), a desunião que ainda perdura, a vaidade exacerbada de muitos e que não serviu de exemplo no passado, hoje reflete a penúria que as corporações estão vivendo. Sem uma voz no parlamento e dependendo de boa vontade e migalhas de parlamentares civis, tudo caminha para uma repetição do fracasso de 2014.
Dezembro está se aproximando e, ao que parece, nem mesmo a redução de interstício para as promoções deve acontecer. A crise econômica e a má utilização dos recursos do Fundo Constitucional são os argumentos que provavelmente serão usados para mais um ano de frustrações a tantos que aguardaram essa data.
Que Deus tenha misericórdia!
Da redação, com informações da Ascom ASPRA/Juazeiro
Por Poliglota…

Postar um comentário

67 Comentários

  1. Se não parar essa degladiacao entre os próprios companheiros, de forma alguma teremos êxito em qualquer instância, o que podemos fazer, Nada.
    Agora se Unirmos a Força de Um Gigante e que Somos sim Gigantes, ninguém nos segura e nos impede de Vencermos.
    Basta Acreditar e Unir as Forças para termos VITORIAS.
    TEMOS UM EFERIVO GRANDE E AUDACIOSO
    VAMOS NOS UNIR
    JUNTOS CHEGAMOS AO GOVERNO

    ResponderExcluir
  2. Sou Cabo no ES e ganho menos da metade que um Soldado de Brasília...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concurso aberto em Brasília.

      Excluir
    2. É simples, basta ter curso de nível superior, inglês básico e outras provas específicas. Boa sorte.

      Excluir
    3. Infelizmente é assim meu amigo, triste realidade. Policial é policial em qualquer lugar,correm os mesmos riscos e são mortos pela mesma bala, deveriam ganhar igual em todos os Estados.

      Excluir
    4. Aqui em São Paulo não é diferente.

      Excluir
    5. Aqui em São Paulo não é diferente.

      Excluir
    6. Respondendo ao anônimo, policial tem que ser valorizado por dar a vida, trocar tiro com ladrão ir pra cima do crime , não por falar inglês e nível superior.Se pensa assim tá no concurso errado nosso trabalho é diferente dos demais concursos, aqui a valorização tinha que ser feita pelo trabalho desempenhado e não por diplomas e outras coisas que na hora do bicho pegar na rua não vai servir pra nada.

      Excluir
  3. O que adianta o praça virar oficial se o salário continua uma porcaria, se me pagasse bem ficava soldado a vida toda. Os caras saem capitão e ainda assim vão ganhar a mesma coisa que Sd do DF, se der mole até menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra que adianta ser capitão com salário fudido?

      Excluir
  4. Promoção é claro que é válido, mas somado com BONS SALÁRIOS; Porquê as Promoções em si só, só almentam as Responsabilidades dos Militares e a Cobrança; Mas se quiserem realmente agradarem e reconhecerem o Valor, destes grandes Profissionais, que são os únicos que JURAM CONTRA A PRÓPRIA VIDA, Em Prol de uma Sociedade que muitas vezes os apredejam, dêem-lhes Salários Justos e depois, se for o caso, em segundo lugar, as Promoções.

    ResponderExcluir
  5. Promoção é claro que é válido, mas somado com BONS SALÁRIOS; Porquê as Promoções em si só, só almentam as Responsabilidades dos Militares e a Cobrança; Mas se quiserem realmente agradarem e reconhecerem o Valor, destes grandes Profissionais, que são os únicos que JURAM CONTRA A PRÓPRIA VIDA, Em Prol de uma Sociedade que muitas vezes os apredejam, dêem-lhes Salários Justos e depois, se for o caso, em segundo lugar, as Promoções.

    ResponderExcluir
  6. Parem de reclamar de barriga cheia, aqui no RN temos uma lei de promoçao que só serviu pra promover os praças antigos e os demais ficaram na mesma situaçao. Só que agora pior, nao temos mais nem concurso interno e além disso ganhamos como soldados menos de um terço do que vcs ganham ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez esteja nessa situação pelo seu tipo de pensamento: Deixa de reclamar.

      Excluir
    2. Talvez esteja nessa situação por conta desse pensamento: "Pare de reclamar".

      Excluir
    3. Que pensamento? Aqui no RN tem gente sendo promovida sem saber nem ler, nem escrever. São promovidos penas por que são antigo. Aí quando chegam nas ocorrências a única coisa que sabe fazer é gritar e bater.

      Excluir
    4. É por isso que as coisas estão como estão! Total desunião !

      Excluir
    5. Então tá bom, se só os antigos são promovidos, aguarde a sua vez, ou pretende sair antes?

      Excluir
  7. Governadores de São Paulo, tipo Serra, Alkimin, só trabalham em causas próprias recebendo propinas, e desviando verba como informam a revista veja, não apoiam suas forças policiais e o funcionalismo em geral.... categorias sem reajuste a muito tempo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Paulo tem o maior continente militar estadual, no entanto, estão desunidos, deixando que o poder estatal os manuseio ao Bel prazer. Cadê os oficiais e praças ELEITOS!!??

      Excluir
  8. Doce ilusão companheiros do DF achar que isso foi avanço. Essa mudança na lei só beneficiou Sgt com CAS e ST, que na prática são os únicos que hipoteticamente podem ascender um pouco mais na carreira. Pois os Sd não conseguem chegar sequer no posto de Ten, quanto mais de TC. Além do mais, isso irá incentivar os atuais praças que chegaram ao oficialato através de promoções e processo seletivos internos a permanecerem por mais tempo na corporação, travando assim a imensa fila que aguardaria por uma suposta promoção. Tudo jogada do Governo e a tropa mal informada sobre.

    ResponderExcluir
  9. Aqui no Amazonas a Lei de promoções parou na promoções de cabo velhos a SGT, graças Deus pelo menos isso aconteceu. Agora estamos a espera de um milagre pois assim como eu existem pelo menos 2000 soldados com mais de 8 anos na função esperando suas promoções de acordo com a Lei e nada. Temos dois deputados estaduais que de nada nos valem. 2 anos em silêncio depois de nossa luta em 2014. Mas mesmo distante acredito que deva se estender a todos os estados da nação a situação do praça chegar a Capitão e Tenente Coronel.

    ResponderExcluir
  10. sei de uma coisa,aqui o poder publico no geral e em especial a politica policial do Rn deve ser a mais piada do Brasil os caras aqui só pensam em fazer de deputado,algum conselheiro comunitario só Deus por nós mesmo aqui,e isso por nao existe quase oficial trabalhando em rua e os praças carregam o Rn ha muito tempo nas costas,aqui só nao fazemos ainda o serviço de Saneamento de aguas e esgotos da Caern e o servico de energia da Cosern o resto é com nós

    ResponderExcluir
  11. Responsabilidade é cobrança quem tem é o subordinado.

    ResponderExcluir
  12. A única forma de melhorar o salário e status é através de promoção, onde o profissional passa a ter algum incentivo para estudar e chegar aos mais altos níveis de sua profissão. Parabéns policiais militares da Bahia, vocês estão na frente de muitos estados da federação que ainda não conquistaram essa grande vitória, pois entrar como soldado na PM e chegar ao posto de Ten Cel, não é para qualquer um.

    ResponderExcluir
  13. A solução mais adequada que vejo, é colocarmos mais Representantes Policiais, em todas as Câmaras e Assembleis do País, incluindo BRASÍLIA.

    ResponderExcluir
  14. 21 anos de serviço e ainda sou Cabo na Bahia!!Qdo chegarei a ten q dira a TC! Propaganda de Governo é bom demais para os bestas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra vc chegar ao oficialato tem que ser Sargento com o CAS ou prestar vestibular. Num banco vc entra como escriturário e la dentro busca sua carreira profissional até o cargo de gerente que é o basico nas instituições financeiras. Na PM não é diferente. Busque suas conquistas e não esoete milagres

      Excluir
  15. Realmente p chegar a TC tem q entrar ja na academia. Pq 21 anos de serviço e ainda é cabo na Bahia!!!pura propaganda de Governo

    ResponderExcluir
  16. Tudo ilusão;
    Tenho 17 anos de sargento, dois anos de CAS e alega não ter vaga, como vai a tc. Não tem vaga para sub. São uns montes de ilusionista

    ResponderExcluir
  17. Boa noite. Vai ser bom para alguns mas tem que se pensar em um benefício para todos pois o quantitativos é maior entre os pracas, passei 19 anos como as, hoje sou 1° SGT encerrando a carreira graças a lei 12.086, pensão eu que a corporação não deu muito atencao antes sendo que hoje em dia encontramos amigos mais antigos que foram embora para a R.R como sd ou Cb. Trajico. Por isso deve se pensar em um Todo. Outubro é a hora com representantes das devidas corporações .

    ResponderExcluir
  18. Aqui no Paraná tem gente com 27 anos e ainda soldado.

    ResponderExcluir
  19. Aqui em Rondônia história não é diferente. Promoção e valorização zero..

    ResponderExcluir
  20. Tem um jeito mais fácil....CFO e pronto!

    ResponderExcluir
  21. Já está na hora de pensar á polícia com formação continuada á cada 03, anos faz-um curso e os melhores acendem na carreira. Com isso teremos policiais técnicos e com vocabulário e opinião para discutir em qualquer lugar...

    ResponderExcluir
  22. Aqui no Mato Grosso graças a lei de promoção de 2014 deu uma melhorada, pois criou se o processo seletivo interno obrigatorio todos os anos com 40 vagas para a graduação de sargento entre cabos e soldados. Em 2017 foi realizado o primeiro concurso depois da lei, com 160 vagas acumuladas referente aos anos anteriores. Sou soldado a quase 10 anos e passei no concurso de sargento desse ano de 2017. Mas tem muito a melhorar, reduziu o interstício de soldado para cabo que era de 12 para 9 anos, mais mesmo assim é muito tempo. E esta previsto na lei de promoção concurso interno para oficial, que infelizmente não sabemos quando irá sair. Sendo 50% das vagas destinadas ao ST e 1° Sargentos e as outras 50% destinadas ao demais praças, de soldado a 2° sargento,mas tem que possuir nível superior para o oficialato, entrando no quadro complementar de oficiais (QCO), podendo chegar a TC. Mais eu defendo a Carreira Unica nas PMs do Brasil.

    ResponderExcluir
  23. Povo com todo respeito larga de acrracredem papai Noel, acorda gente, o camarada contribui como praça e depois chega a oficial no piscar de olhos, como fica a previdência.... Gente para de acreditar em tudo, o bom seria unificar as polícias ao padrão de Brasília, aí sim os senhores poderiam sonhar melhor e ter a aposentadoria ideal.

    ResponderExcluir
  24. Aqui em São Paulo depois de 16 anos caiu minha ficha e comecei a pensar em mim e correr atrás do prejuízo... hj sou 3° Ser e To focando o QAO pra melhorar um pouco a situação. A verdade é que sempre gostei de trabalhar na rua mas o policial, em especial os praças, nunca foram valorizados no Brasil. Meu pai trabalhou no operacional 29 anos DE serviço, foi Cb PM com 27 anos, é aposentou 3° Sgt.. 29 anos de rua... aposentou cansado, doente, sem nenhum reconhecimento.... apenas o da família. Ninguém está nem aí conosco. Tá na hora de cada um repensar um pouco em si.. colocar tudo na balança e ver oque vale é o que não vale a pena...

    ResponderExcluir
  25. Na verdade. Deveria ser extinto o concurso aberto a civis para oficiais. O ingresso somente como soldado e então, melhoraria tudo: salários e plano de carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com sua opinião companheiro isso seria o mais sensato

      Excluir
  26. Sou 1° Sgt em Minas Gerais e Ao meu entendimento o melhor seria ter três opções para ingressar na PM:
    Concurso para Soldado, tendo a possibilidade de chegar à graduação de subtenente na reserva;
    Concurso para Sargento, tendo a possibilidade de alcançar o posto de Capitão na reserva;
    Concurso para Oficial, podendo chegar ao posto de Coronel na ativa.
    ● Se o Sargento o Cabo/Soldado quiser ser Oficial, basta que faça concurso interno, assim podendo alcançar o posto de Coronel dependendo do tempo de serviço.

    ResponderExcluir
  27. Aqui no Rio caiu o interticio os oficiais do cfap disseram. Quer ser promovido vem buscar TAF.para começar se não passar no TAF já era só o outro ano e a média é sete por matéria ou fica para Vf aí. É pior ainda são provas práticas e escrita e se passar nas provas todas ainda tem TAF para sair e não tem segunda chamada ou passa de primeira ou sifu

    ResponderExcluir
  28. Assim é facil, quero ver colocarem promoções automáticas até ten cel. No Rio são automáticas até subten, mas poderiam ser até major com nível superior.

    ResponderExcluir
  29. Polícia e polícia era pra ser igualitário o salário nas suas graduações não importando em qual estado ele esteja

    ResponderExcluir
  30. Polícia e polícia era pra ser igualitário o salário nas suas graduações não importando em qual estado ele esteja

    ResponderExcluir
  31. Parabéns ao PMs da Bahia, ao Prisco e a todos que contribuíram para o Soldado chegar a Tenente Coronel, agora é progredir e fechar com o futuro governador pra chegar até porque não Coronel!

    Salário o governo Federal pode da uma mão nesse assunto!

    Um piso nacional já!

    Assim como tem:

    SUS, Na saude!
    FUDEB na educação!

    Qualquer jumento sabe que só precisa boa, vontade!

    Já houve o bolsa formação onde o policial militar, até cabo recebia um complemento do precisava em contra partida, estudar, fazer um curso, em uma plataforma EAD, só SENASP Serviço Nascional de aprendizagem em segurança pública!

    Foi um projeto excelente tempos atrás!

    E olha que isso aconteceu no governo do PT!

    Agora imagine se era possível porque não no atual!

    ResponderExcluir
  32. Aqui no MAranhão é a mesma coisa!!!
    Sem aumento e sem promoções...
    PEC 300 JÁ!!!

    ResponderExcluir
  33. Tudo deveria se ampliado por que se somos capazes em nossa profussao.

    ResponderExcluir
  34. Sou cabo da PMBA com 24 anos de pmba.... no máximo conseguirei chegar a tenente.... Hoje tenho 49 anos...a compulsória me pega aos 60 se ainda for sargento... ou aos 63 sendo sub, TENENTE ou capitão QOA

    ResponderExcluir
  35. Amigos das forças auxiliares ..quem bom que isso aconteceu na Bahia..mas o nosso salários em todo o território nacional está muito devassado.. não tem ninguém por nós isso e a pura verdade..

    ResponderExcluir
  36. Bom e aki em Goiás. O Governador Caiado promoveram os PM e BM. A mais de ano, so ninguem nao receberam pela suas promoções. Vergonhoso

    ResponderExcluir
  37. Bom e aki em Goiás. O Governador Caiado promoveram os PM e BM. A mais de ano, so ninguem nao receberam pela suas promoções. Vergonhoso

    ResponderExcluir
  38. Aki em Goias foi pior. Governador promoveram os policiais. So que não receberam pelas promoções a mais de 1 ano. So ficou papel. No bolço nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não sabem, em Goiás os oficiais recebem vencimentos maiores q em Brasília, enquanto um major em Brasília recebe por volta de 22 mil, em Goiás chega aos 25

      Excluir
  39. Toma sua promoção agora vai arrochar, vai receber migalhas para nada, melhor seria melhor salário isto sim e estímulo, vamos tomar Brasília como referencias

    ResponderExcluir
  40. Querem fazer o certo vamos diminuir os números de patente hoje são 16 mais o Sd segunda classe e o aspirante.reduzeria a 6 seria oficial de primeira,segunda e terceira classe e praça do mesmo molde ficaria desta forma segundo tenente,Major, Coronel e os praça seria soldado, primeiro sgt,e ST

    ResponderExcluir
  41. É o poste mijando no cachorro.

    ResponderExcluir
  42. O ideal seria uma EC, a exemplo do judiciário e legislativo, obrigando os governos ao repasse de percentual da arrecadação para as forças estaduais de segurança, aí sim, estaria resolvido o problema.

    ResponderExcluir
  43. Melhorou muito já fui muito pior estou a 10 na reserva trabalhei 30 anos.aqui no mt no passado pra ser oficial só se for filho de coronel depois evoluiu a Subrinho passou a melhorar guando foi pelo concurso universitário e tenho sertesa que essas prossoes ajuda muito o bom policiais mais os imprestáveis são os primeiro a ser promovido.

    ResponderExcluir
  44. Isso é uma forma de deixa os praças com esperança de chegar ao oficialato e seram poucos agraciados, numa tropa de 20.000 Praça por ex. 20% chega ao oficialato os restantes que são 16.000 nada, não chega a promoção de oficial a compulsória o alcançar ,porque não um salário justo para o policial ter um condição melhor de vida para poder desempenha seu trabalho com melhores dedicação não precisando de faze bico para sustentar a família, os governantes não tem interesse em promover praça pq a mão de obra que interessa para eles o soldado faz, é segurança pública com menor custo.

    ResponderExcluir
  45. Nós policiais civis da Bahia estamos abandonados e há 6 anos sem reajustes

    ResponderExcluir
  46. Fiz 4 anos de cabo e não tem previsão pra minha turma ser chamada.prode sargento, ainda tem que cortaram o direito do posto imediato.
    Com o risco de voltar 2 e3 sargento.
    Vai melhorarbem que???

    ResponderExcluir

Obrigado pela sugestão.