INCÊNDIOS FLORESTAIS NO DF AUMENTARAM EM 97,5% NO MÉS DE AGOSTO.

Os incêndios florestais no mês de agosto dobraram em relação ao mesmo período do ano passado no DF, passaram de 3.000 ocorrências.
Os focos de incêndios se espalham pelo DF, uma velha combinação já bastante conhecida como vento forte, umidade baixa e vegetação seca ajudam para aumentar essa estatística.

O DF se preparou para esse período, algumas entidades de conservação realizaram acero nos parques e o Corpo de Bombeiros tira quase todos os militares das áreas administrativas para compor as guarnições de incêndio florestal.
Mesmo realizando todas as prevenções no DF o número de incêndios florestais no mês de agosto de 2017 aumentaram em 97,5%, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Em agosto de 2016 foram 1.528 ocorrências enquanto que em agosto deste ano o número de ocorrências chegou a 3.018, mais de 97 ocorrências florestais por dia.
Combate aos Incêndios
Uma das principais ferramentas para combater esses incêndios são as duas aeronaves AT802, aviões de fabricação americana desenvolvidos para lançamento de água. A capacidade do tanque de água da aeronave chega a 3.100 litros que dispensam em apenas 3 segundos. Os aviões levam cerca de três minutos para abastecerem o tanque.
Além do DF só o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso possui esses aviões, a aquisição do CBMDF foi realizado em 2012 e custaram 1,8 milhões de dólares cada um.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, neste período de seca todos os dias eles precisam decolar com os aviões para combater alguns incêndios no DF, ao mesmo tempo voos realizados pelas aeronaves são de auto risco, pois realizam ações em baixa altitudes.
A pilotagem das aeronaves são de bastante perícia, os pilotos no decorrer dos anos treinam e ganham experiência para terem uma maior efetividade.