Banner Acima Menu INTERNAS

BOLSONARO DECIDE BUSCAR BRASILEIROS QUE ESTÃO NA CHINA


O governo brasileiro decidiu repatriar os brasileiros que estão na província de Hubei, especificamente na cidade de Wuhan, na China, epicentro da epidemia do coronavírus. Neste domingo (02/02/2020), o Itamaraty e o Ministério da Defesa informaram, em nota, que as medidas necessárias para trazê-los de volta ao Brasil já estão sendo tomadas. As pastas avisaram, também, que todos terão que passar por um período de quarentena.
Serão trazidos todos os brasileiros que se encontram naquela região e que manifestarem desejo de retornar ao Brasil”, diz a nota. “Assim que chegarem ao Brasil, eles deverão ser submetidos a quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde”, completa.
Ainda segundo o anúncio, o Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), já trabalha na elaboração do plano de voo da aeronave, possivelmente fretada, que será enviada à China para buscar os brasileiros.
Operação
Os detalhes da operação, que está sendo planejada, serão informados posteriormente. A Embaixada do Brasil em Pequim entrará em contato para prestar informações e organizar os procedimentos cabíveis”, ressalta a nota.
O Itamaraty e a Defesa ainda destacaram que duas brasileiras, que se encontravam em Wuhan e também possuem nacionalidade portuguesa, embarcaram em voo francês que transportou cidadãos da União Europeia. Elas farão quarentena em Portugal.
Repatriação
Na sexta-feira (31/01/2020), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o retorno dos brasileiros estaria condicionado à criação de uma lei de quarentena e à aprovação de recursos no Congresso Nacional. “Se não tivermos [o procedimento da quarentena] redondinho no Brasil, não vamos buscar ninguém”, sentenciou.
Seria uma irresponsabilidade quem porventura decidir retirar pessoas que vêm dessas regiões afetadas da China para cá. Se lá temos algumas dezenas de vidas, aqui nós temos 210 milhões”, disse.
Apoio do Congresso
Também neste domingo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que a busca dos brasileiros que se encontram isolados na China, devido à epidemia de coronavírus, não depende de leis, mas sim de uma decisão que teria que ser tomada pelo governo brasileiro e que terá, segundo, amplo apoio do Congresso Nacional.

A recomendação do governo chinês é a de que cidadãos estrangeiros em quarentena na cidade de Wuhan fiquem onde estão, mas se desejarem sair do país, o governo garante oferecer a ajuda necessária
Fonte: Metrópoles

Postar um comentário

0 Comentários