FACEBOOK DERRUBA CONTAS LIGADAS A GABINETES DE POLÍTICOS PRÓ-BOLSONARO

Por Tarciso Morais
“Atividade faz parte de investigação sobre suspeita de comportamento inautêntico coordenado no Brasil”, diz Facebook.
Facebook derrubou, nesta quarta-feira (8), uma rede com 88 contas, páginas e grupos ligados a funcionários de gabinetes de políticos do Partido Social Liberal (PSL).
Entre os políticos que tiveram gabinetes citados pela plataforma estão:
-Senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), ex-PSL;
-Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP);
-Deputada estadual Alana Passos (PLS-RJ);
-Deputado estadual Anderson Moraes (PSL-RJ);
-Presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), ex-PSL;
As informações estão presentes em relatório intitulado “Removendo Comportamento Inautêntico Coordenado”. A íntegra pode ser conferida AQUI.
No texto, o Facebook afirma:Encontramos essa atividade como parte de nossa investigação sobre suspeita de comportamento inautêntico coordenado no Brasil, relatado pela imprensa e referenciado em depoimentos recentes do Congresso no Brasil.”
E acrescentou:
Embora as pessoas por trás dessa atividade tenham tentado ocultar suas identidades e coordenação, nossa investigação encontrou links para indivíduos associados ao Partido Liberal Social e a alguns dos funcionários dos escritórios de Anderson Moraes, Alana Passos, Eduardo Bolsonaro, Flavio Bolsonaro e Jair Bolsonaro.
As Investigações da plataforma foram analisadas por pesquisadores norte-americanos do Digital Forensic Research Lab (DRFLab), ligado ao Atlantic Council.
Para a rede social, o conjunto removido agia para enganar sistematicamente o público, sem informar a verdadeira identidade dos administradores, desde as eleições de 2018.
A plataforma digital citou os seguintes dados sobre as exclusões:
Presença: 35 contas no Facebook, 14 páginas, 1 grupo e 38 contas no Instagram;
Seguidores: cerca de 883 mil contas seguiram uma ou mais dessas páginas, cerca de 350 contas ingressaram neste grupo e cerca de 917 mil pessoas seguiram uma ou mais dessas contas do Instagram;
Publicidade: cerca de US$ 1.500 em gastos com anúncios no Facebook. O valor foi pago em real.O relatório ainda apresenta prints de três contas que foram banidas nesta quarta. Confira abaixo.
Fonte: Renova Mídia

1. Vixe! os Urubus do Foicebook espalhando o fedor de suas carniças imundas contra os Brasileiros de bem.

Obrigado pela sugestão.