Banner Acima Menu INTERNAS

PESQUISA AFIRMA QUE D’AVILA LIDERA INTENÇÃO DE VOTOS À PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

Candidata do PCdoB está na liderança, mas população da capital gaúcha demonstra indecisão
A Paraná Pesquisas realizou um levantamento para conhecer a preferência dos eleitores à vaga de prefeito da capital gaúcha, Porto Alegre. A candidata do PCdoB, Manuela D’Ávila, aparece na liderança com 13,4% e 22,6% dos votos nas pesquisas espontânea e estimulada, respectivamente.
Nos dois tipos de abordagem, Sebastião Melo (MDB) aparece na segunda colocação, com 7,6% e 14,5% da preferência dos eleitores. O atual prefeito da cidade, Nelson Marchezan Júnior (PSDB) está na terceira posição em ambos casos, com 7,4% e 13,2% nas abordagens espontânea e estimulada.
Foram entrevistados 760 eleitores entre os dias 19 e 22 deste mês, por meio de contato telefônico e pessoal. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número RS-01659/2020, com grau de confiança de 95,0% para uma margem de erro de aproximadamente 3,5%.
Indecisão às cegas
No método de entrevista espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, a população porto-alegrense demonstrou estar bastante indecisa. Quase metade dos respondentes, 48%, disse não saber em quem votar. Outros 12,9% dos entrevistados responderam que não escolheriam qualquer um dos candidatos nas Eleições Municipais de 2020 para a Prefeitura.
Desta forma, Manuela D’Ávila aparece em terceiro lugar, após “não sabe” e “ninguém”, mas à frente dos demais nomes concorrentes. Ela é seguida por um quase empate de Sebastião e Nelson que têm somente 0,2% de diferença os separando.
Vantagem pouco confortável
Já na abordagem estimulada, quando o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos, Manuela lidera com apenas 8,1% sobre o nome do MDB, Sebastião Melo. Eles têm, respectivamente, 22,6% e 14,5% das intenções de voto em Porto Alegre.
Aqui, o atual prefeito Marquezan ainda aparece em terceiro lugar na opinião com 13,2%. Seguido pelo ex-prefeito da cidade, José Alberto Fortunati (PTB) que ocupa a quarta colocação empatado com “não respondeu/nenhum/nulo/branco”, ambos com 12,6% dos votos.
Desaprovação
A Paraná Pesquisas também questionou os votantes a respeito da atual administração da Prefeitura, desempenhada por Nelson Marquezan. A maioria dos entrevistados respondeu que desaprova a gestão, sendo “péssimo” e “ruim” a escolha de 39,6% dos participantes.
Consideraram “regular” 36,2%, “ótima” e “boa” somam 21,9% das escolhas. O cômputo por categoria ficou assim: “ótima” (2,4%); “boa” (19,5%); “regular” (36,2%); “ruim” (15,8%); “péssima” (23,8%). Outros 2,4% não souberam responder.
Fonte: Diário do Poder

Postar um comentário

2 Comentários

Obrigado pela sugestão.