Por IsaStacciarini
Em
menos de 24 horas equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do
Distrito Federal (DER-DF) voltaram à Ponte do Bragueto. Depois de
realizarem uma vistoria técnica na estrutura na tarde de sexta-feira
(9/2), o novo diretor do órgão, Márcio Buzar, retornoupara definir
os pontos onde três sensores serão instalados ainda neste sábado
(10/2) para monitorar o comportamento da estrutura.
Duas
viaturas do DER, cada uma em um sentido da via, fizeram a segurança
viária do trânsito. Os agentes chegaram ao local às 8h55. Uma
viatura do Corpo de Bombeiros também estacionou no endereço, e seis
militares auxiliaram na inspeção. Dois deles entraram nos buracos
da ponte.
O
diretor do DER explicou que os buracos não são deslocamento natural
da estrutura. "São caminhões que não respeitam o gabarito da
Ponte e batem na estrutura. Para evitar isso vamos instalar duas
barreiras, inclusive com informação sonora, para avisar aos
condutores", destacou.
Buzar
garantiu que a ponte não corre risco de desabamento. Ele também
entrou dentro da estrutura para analisar o interior. Técnicos da
Universidade de Brasília também foram convocados para a vistoria. A
expectativa é que a instalação dos sensores seja concluída hoje.
"Vamos instalar esses equipamentos que vão acompanhar todo
deslocamento e aceleração da Ponte. Essa é uma obra concluída em
1960 que não corre nenhum risco", afirmou. Equipes da Companhia
Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e do DER serão responsáveis
pelo monitoramento das imagens.
O
fotógrafo do Correio
Braziliense,
Ed Alves, entrou dentro da Ponte do Bragueto na manhã deste sábado
(10/2). Acompanhado de bombeiros, do diretor do DER-DF, Márcio
Buzar, e de técnicos da Novacap ele participou das vistorias dos
representantes do governo.
Dentro estrutura o fotógrafo ainda encontrou uma garrafa de bebida alcoólica. Na quinta-feira (8/2), o Correio levou o professor de engenharia civil do Iesb Vamberto Machado para a Ponte do Bragueto. Especialista em patologia das construções, ele alertou para o perigo dos pedaços de concreto pendurados apenas por barras de aço. “Olhando por dentro, encontram-se pontos de corrosão do ferro da armadura. Isso é preocupante”, comentou o especialista.
Não
havia sujeira nem rachaduras dentro da ponte. A estrutura foi
iluminada com holofotes dos bombeiros que deixaram o local claro. Mas
alguns buracos em cima do teto chamam a atenção dos motoristas que
passam pela região. Dentro do viaduto o fotógrafo ainda flagrou uma
garrafa de bebida alcoólica.
Outros
buracos na parte externa da ponte estavam com restos de panos pretos
pendurados. Um equipamento de suspensão do DER chegou e o diretor,
juntamente com técnicos da Novacap, entraram em outros pontos do
viaduto. Um agente da Defesa Civil também acompanhou os trabalhos.
Futuro da Ponte
Os
sensores que serão instalados são semelhantes aos que foram
colocados na Ponte JK há algum tempo. Além deles e da instalação
de barreiras, o diretor do DER ressaltou que vão construir duas vias
marginais do Trevo de Triagem Norte para fazer a obra do Bragueto.
A
análise detalhada acontece cinco dias depois da queda de parte do
viaduto do Eixão Sul. Com buracos embaixo da estrutura da Ponte do
Bragueto, rachaduras e devido ao tempo de construção, a obra
preocupa o governo depois do episódio de desmoronamento. Essa é uma
das obras que aparece na lista de 2011 do Tribunal de Contas do
Distrito Federal (TCDF) que exigia reparo urgente.
Para
evitar novos sustos, o Executivo local anunciou que vai adiantar a
obra da ponte que estava programada para dentro do pacote do Trevo de
Triagem Norte, avaliado em R$ 207 milhões. A promessa do DER-DF é
que os trabalhos comecem em até uma semana, mas ainda não está
definida se a estrutura será reformada ou demolida para nova
construção.
Em
visita técnica na sexta-feira à estrutura, Buzar explicou que
seriam realizadas quatro ações na ponte. "Instalaremos uma
barreira física, para evitar que os veículos altos danifiquem a
ponte. Também recuperaremos os blocos de concreto, aumentaremos os
pontos de medição e deslocamento e daremos prioridade para a
construção das pontes laterais", garantiu.
A
Ponte do Bragueto é a única sobre a parte norte do Lago Paranoá e
foi inaugurada em 1961. Recebe uma média de 80 mil veículos por
dia, servindo de ligação entre a Asa Norte e o Lago Norte. Por
baixo dela, passam diariamente cerca de 100 mil veículos.
Medo
de um novo acidente
A
queda de parte do viaduto do Eixão Sul resultou em manifestação do
público. Durante a vistoria do diretor geral do DER-DF na Ponte do
Bragueto motoristas buzinavam e gritavam. As palavras mais comuns
eram "vai cair". Pela internet, mais de 3,4 mil pessoas
assinaram uma petição pedindo a reforma da estrutura. A campanha
teve início na noite da terça-feira (6/2).
O
diretor do DER-DF, Márcio Buzar, estava acompanhado de quatro outros
técnicos da área. Eles fizeram observações na Ponte que está com
o teto esburacado. Um motorista passou e, ao perceber a movimentação,
gritou: "Pode tirar foto que essa merda vai cair",
manifestou.
Um
grupo de pedal que também passava embaixo do viaduto na hora em que
o diretor estava analisando a estrutura se manifestou: "Vai
cair, vai cair." Outro motorista passou, reduziu a velocidade e
perguntou a imprensa que estava no área: "Vai cair? Será que
vai cair?", questionou de bom humor.
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