O
Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de
Estradas de Rodagem (DER/DF), já executou 95% das obras de ampliação
do Trevo da Saída Norte. Já estão prontas as duas pontes que darão
suporte à existente – e que desafogarão o tráfego diário de
mais de 100 mil veículos na região. Resta agora a restauração da
ponte do Bragueto para que o trânsito seja liberado, o que tem
previsão de ocorrer até o final de março.
Toda
a estrutura viária da região – 15 “obras de arte”, na
linguagem dos engenheiros, que são três pontes e 12 viadutos –
foi rebatizada. Junto com o trecho que liga o balão do Torto ao
Colorado, o conjunto leva agora o nome de Complexo Viário Joaquim
Roriz. O decreto com a mudança foi publicado no Diário
Oficial do DF em
4 de janeiro.
Esta
é a primeira grande intervenção na ponte do Bragueto, inaugurada
em 1961 para ligar a Asa Norte à Saída Norte de Brasília sobre o
Lago Paranoá. A estrutura está sendo totalmente restaurada desde a
sua fundação até a estrutura das vigas e lajes. A ponte é feita
em concreto protendido – quando é estruturada em um grande vão
com uma propensão de aço sem pilares de sustentação no meio.
Ciclovia
De
acordo com o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur, alguns pequenos
ajustes – como a finalização dos 9 quilômetros de ciclovia –
serão finalizados quando o trânsito for liberado sobre as novas
pontes. “Estamos promovendo a liberação de um ponto crítico com
grande concentração de veículos, e que vai melhorar a vida de
milhares de moradores da região”, sintetizou.
O
DER/DF espera concluir toda a construção do Complexo Viário
Joaquim Domingos Roriz até maio. As obras de ligação
Torto-Colorado foram prorrogadas por necessidade de alteração do
projeto.
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