Banner Acima Menu INTERNAS

Jornalistas brasileiros denunciam restrições à liberdade em evento da universidade americana na Flórida

Paulo Figueiredo e Allan dos Santos Denunciam Restrições à Liberdade no Brasil em Conferência Internacional da Heritage Foundation na Florida International University
 Os jornalistas brasileiros Paulo Figueiredo e Allan dos Santos lançaram luz sobre a crescente repressão às liberdades civis no Brasil durante o First Carvalho U.S. - Latin American Dialogue. Este evento foi organizado pelo prestigiado think-tank americano, a Heritage Foundation, em colaboração com o Center for a Secure Free Society e o Adam Smith Center for Economic Freedom da Florida International University.
A Heritage Foundation é um dos think tanks mais respeitados dos Estados Unidos, comprometido com a formulação e promoção de políticas públicas conservadoras baseadas nos princípios de liberdade, livre empresa, governo limitado e uma defesa robusta da segurança nacional. A Florida International University (FIU), por sua vez, é a maior universidade de Miami, reconhecida pela sua dedicação à excelência acadêmica e liderança em pesquisa, inovação e criatividade.
O evento abordou os desafios das políticas públicas na América Latina e suas implicações para os Estados Unidos, reunindo personalidades e pensadoras influentes do continente. Entre os participantes estavam a senadora colombiana Maria Fernanda Cabal, Mark Morgan, ex-chefe da polícia de fronteira e de imigração dos Estados Unidos, o ex-ministro das relações exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, além de líderes da Heritage Foundation e uma série de acadêmicos e jornalistas.
O painel sobre o Brasil começou com um panorama da situação política do país pelo jornalista investigativo polonês-americano Matt Tyrmand, conhecido por suas reportagens sobre o Brasil na Fox News americana. Tyrmand fez críticas contundentes à condução das eleições brasileiras de 2022, antes de passar a palavra para o embaixador Ernesto Araújo, que destacou os crescentes laços do Brasil com regimes autoritários.
Paulo Figueiredo fez um discurso dramático sobre a censura cada vez mais apertada no Brasil, relatando prisões e perseguição de jornalistas e opositores políticos, e uma censura indiscriminada das redes sociais de vozes conservadoras por ordens do Supremo Tribunal Federal. Figueiredo também traçou paralelos entre os acontecimentos políticos e sociais nos Estados Unidos e eventos subsequentes no Brasil, afirmando que “Assim como as ideias de liberdade que temos vieram da América, as más ideias de censura e socialismo também vêm e são financiadas por entidades americanas”.
Allan dos Santos, apresentado por Matt Tyrmand como “o jornalista mais perseguido do ocidente”, fez um relato emocionante de sua trajetória e a subsequente perseguição política pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro. Dos Santos, atualmente asilado politicamente nos Estados Unidos e alvo de um mandado de prisão no Brasil por suas opiniões, compartilhou suas angústias pessoais: “Estou há 3 anos sem ver a minha família e não sei quando os verei novamente”. Ele encerrou com um alerta para os americanos: “Não brinquem com as ideias comunistas. Elas são coisa séria”.
O evento, homenageando o professor brasileiro Olavo de Carvalho, marca o primeiro de uma série de encontros que buscarão promover o diálogo entre países da América Latina e os Estados Unidos.
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

Postar um comentário

0 Comentários