Banner Acima Menu INTERNAS

Petro recua sobre deportados, e Trump suspende sanções à Colômbia

Por Yasmin Alencar
Segundo o comunicado da Casa Branca, o país latino-americano concordou integralmente com os termos propostos pelo presidente dos Estados Unidos
DonaldTrump decidiu suspender as sanções e as tarifas comerciasi direcionadas à Colômbia. A decisão foi anunciada depois que o governo colobiano aceitou receber seus cidadãos deportados dos EUA. A informação foi divulgada pela secretária de imprensa da Casa Branca,
em um comunicado oficial, neste domingo, 26
A medida surgiu em um momento de tensão. Horas antes, o presidente Donald Trump tinha anunciado sanções e tarifas contra a Colômbia. A ação foi uma reação à recusa do país sulamericano em permitir a entrada de deportados em voos militares norte-americanos.
Segundo o comunicado da Casa Branca, a Colômbia concordou integralmente com os termos propostos por Trump. A aceitação inclui imigrantes ilegais deportados, independentemente do meio de transporte, até mesmo em aeronaves militares. No entanto, as restrições a vistos de oficiais colombianos e de seus familiares continuarão vigentes até que o primeiro voo de deportados chegue ao território colombiano.
A suspensão das sanções, conforme o governo norte-americano, está condicionada ao cumprimento efetivo da repatriação dos colombianos. Em resposta, a chancelaria colombiana confirmou o encerramento do impasse entre os dois países.
O ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Luis Gilberto Murillo, e o embaixador Daniel García-Peña viajarão a Washington. Eles terão a missão de avançar nas negociações. O governo de Gustavo Petro garantiu que utilizará um avião presidencial para repatriar os cidadãos com condições dignas.
Trump criticou Petro por meio de sua rede social
No mesmo dia, Trump uso u a rede Truth Social para criticar a postura inicial de Petro. O presidente acusou o colombiano de comprometer a segurança nacional dos EUA. Trump ameaçou aumentar tarifas sobre produtos colombianos e endurecer as restrições a cidadãos e autoridades do país.
A situação na Colômbia reflete um contexto mais amplo na América Latina. O México recusou recentemente um voo militar norte americano com deportados. No Brasil, deportados que chegaram em 24 de janeiro relataram tratamentos degradantes durante o transporte. Entre as denúncias, está o uso de algemas.

Postar um comentário

0 Comentários