Os EUA também se comprometeram a impedir o tráfico de armas para o México.
O governo mexicano enviou soldados da Guarda Nacional para reforçarem a segurança na fronteira com os EUA, a medida faz parte de um acordo com Donald Trump.
Exército do México começa a chegar na fronteira com os Estados Unidos.
— Brasil Paralelo (@brasilparalelo) February 5, 2025
O envio das tropas para combate ao tráfico de drogas faz parte do acordo entre os dois países visando evitar a ameaça de tarifas feita por Donald Trump. pic.twitter.com/I2f6wZkzHI
Os agentes serão distribuídos entre 18 municípios nos seis estados mais ao norte do país:
- Baixa Califórnia;
- Sonora;
- Chihuahua;
- Coahuila;
- Nuevo León e
- Tamaulipas
A presidente do México, Cláudia Sheinbaum, assegurou que a medida não vai deixar o restante do país desassistido:
"Saibam que não estamos deixando de lado os demais estados da República. Trata-se apenas de uma reorientação de forças".
Em contrapartida à operação, o governo americano está se comprometendo a combater o tráfico de armas para o país latino.
Tensão com os EUA
Na semana passada, o presidente colocou tarifas de 25% sobre produtos importados do México e do Canadá, alguns dos maiores parceiros econômicos americanos.
Os novos impostos são críticos para a economia mexicana, já que os EUA são o destino de cerca de 80% das exportações do país.
A justificativa foi de que os dois países não estariam implementando políticas para impedir a entrada de drogas e imigrantes ilegais nos Estados Unidos.
Após um acordo feito com os dois países, as tarifas serão adiadas por um mês, enquanto os dois países tentam melhorar a situação das fronteiras.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.