Parece que pela primeira vez os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão realmente temerosos em razão do que está por vir.
De fato, a maneira como a comissão foi recebida no gabinete de Luis Roberto Barroso chamou atenção. Alexandre de Moraes foi chamado para estar presente na reunião com a CIDH. Isso tem um enorme significado.
E Moraes estava claramente desconfortável e nitidamente constrangido. O clima era de absoluta tensão. Tanto os ministros, quanto os membros da comissão estão em situação delicada. Moraes mexeu com os dois homens mais poderosos do mundo: Donald Trump e Elon Musk.
E é a jornalista Mônica Bergamo, que tem excelente trânsito entre os ministros do STF, que relata esse ‘temor’. Diz a jornalista:
“A visita do relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Pedro Vaca, ao Brasil tem gerado desconfiança em setores do governo Lula e entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).”
E Bergamo prossegue:
“Depois de conversar com os magistrados, Vaca esteve com parlamentares bolsonaristas. Ouviu deles contundentes críticas ao STF. O senador Magno Malta (PL-ES) só se referia ao ministro Dias Toffoli como ‘esse rapaz aqui’, afirmou que o Brasil ‘já vive uma ditadura’ e disse que os ministros do STF não passavam de um ‘estelionato’.
Assim que deixou a reunião com os bolsonaristas, Vaca foi questionado por um jornalista do portal Metrópoles, e respondeu: ‘O tom dos relatos é realmente impressionante’. Disse ainda que tudo será avaliado ‘com calma’.
Questionado se a reunião com os ministros do STF tinha sido ‘satisfatória’, afirmou que os magistrados já haviam publicado um ‘press release’ sobre ela. ‘É a voz deles. Teremos a nossa depois’, disse.”
Sim, eles sabem que tem muito o que temer...
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.