Banner Acima Menu INTERNAS

.

Governo Trump sinaliza possível recusa à extradição de Zambelli

Nesta quarta-feira, 4, a Polícia Federal solicitou a inclusão do nome da parlamentar na lista de difusão da Interpol
Aliados próximos à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) receberam sinais de que autoridades do governo Donald Trump, nos Estados Unidos, pretendem recusar eventual pedido de extradição apresentado pelo Brasil, caso ela decida permanecer em solo norteamericano.
Diante dessa possível proteção jurídica, Zambelli estaria reavaliando a intenção de ir para a Itália, já que o país europeu permite a extradição mesmo para quem possui cidadania italiana, como é o caso da congressista. Assim, a situação no país europeu é menos segura para quem busca refúgio.

Panorama de Zambelli nos EUA
Parlamentares que apoiam Zambelli ainda destacam a presença de uma numerosa comunidade de brasileiros alinhados ao expresidente Jair Bolsonaro nos Estados Unidos, principalmente na Flórida. Isso poderia facilitar sua adaptação e oferecer suporte para a deputada residir e trabalhar.
Apesar dessas considerações e discussões sobre novas estratégias, Zambelli segue com a intenção de viajar para a Europa. Oficialmente, ainda não há registro de alteração de seus planos.
A Polícia Federal (PF) solicitou, nesta quarta-feira, 4, a inclusão do nome de Zambelli na lista de difusão vermelha da Interpol, mecanismo que permite principalmente a captura internacional de foragidos. Segundo a CNN, a organização internacional já recebeu formalmente o pedido.
A iniciativa da PF cumpre sobretudo uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Também nesta quarta, ele expediu mandado de prisão preventiva contra a parlamentar, bloqueou suas contas bancárias e determinou o bloqueio de perfis nas redes sociais.

Postar um comentário

0 Comentários