SINDICATO DOS BOMBEIROS CIVIS TENTA IMPOR RECOMENDAÇÕES AO CBMDF VISANDO OCUPAR O SEU ESPAÇO FUTURAMENTE

Por Bombeiros DF
O sindicato dos Bombeiros Civis do Distrito Federal recorreu ao Ministério Público Militar para tentar impor recomendações ao Corpo de Bombeiros com o intuito que a corporação adote as medidas e troque a nomenclatura de brigadista particular para Bombeiro Civil em suas normas técnicas.
A imposição da nomenclatura de Bombeiro Civil visa dar seguimento para o fim do Corpo de Bombeiro do Distrito Federal, pois atualmente eles afirmam que só querem uma alteração da nomenclatura mas já é sabido que também pretendem criar grupamentos de Bombeiros Civis como já esta acontecendo em São Paulo, Santa Catarina, entorno do DF e demais estados. Estamos falando da privatização do CBMDF.
O Distrito Federal é uma das últimas barreiras para que os Bombeiros Civis alcancem seu objetivo nacional de ocupar o espaço dos Bombeiros Militares.
Nesta Legislatura, a Câmara Legislativa do DF colocou o PL nº 556 para apreciação que foi aprovada na comissão de segurança com o voto do então deputado distrital e Bombeiro Militar, Roosevelt Vilela. Tal voto foi interpretado como uma "facada nas costas" dos militares do CBMDF, pois é incoerente um bombeiro militar votar um projeto que viabiliza o fim de sua corporação.
O projeto foi retirado de pauta, graças a um grupo de bombeiros militares e do Deputado Reginaldo Veras. O deputado como relator do PL na comissão de Constituição e Justiça, o considerou inconstitucional. Com isso, o autor do projeto, deputado Welligton Luiz, pediu o arquivamento do PL inviabilizando a criação de uma precedência contra a criação dos grupamentos de bombeiros civis que já vem sendo aprovado em outros estados.
O PL 556 seria o primeiro projeto de lei no Brasil que criaria os grupamentos de Bombeiros Civis, mesma denominação usada pelas unidades dos Corpos de Bombeiros Militares.
Em Santa Catarina o governo já alegou que os custos do Bombeiro civil é menor em relação ao Bombeiro militar. Assim, optaram em criar a lei estadual 16.157, que transmite competência para os Bombeiros Civis de vistoria, normas de segurança contra incêndio e fiscalização o que venha ser competência privativa do Corpo de Bombeiros Militar. Hoje os Bombeiros Civis já substituíram os Bombeiros Militares nas três maiores cidades de SC: Joinville, Caçador e Jaraguá do Sul, além da região do Vale do Itajaí.
Um dos pontos preocupantes sobre a troca dos Bombeiro Militar no DF é que a atividade do CBMDF, na questão das vistorias e fiscalização, é necessária de uma posição de perícia e técnica. E esse serviço sendo transferido para civis corre um grande risco de virar um comércio e comprometer o serviço, além também dos grupamentos ficarem vinculados a empresas de segurança e Brigadistas. Inclusive, o CBMSC está questionando esses atos, que estão sendo exercidos pelos Bombeiros Civis de Santa Catarina, através da ADI 5354/SC.
Deputados distritais, deputados federais e Senadores do Distrito Federal que são a favor deste pleito irão tentar a reeleição agora em 2018. Observamos que eles colaborando para o fim de uma corporação centenária. Saiba quem são os parlamentares clicando aqui.

1. As Associações de Classe que representam os integrantes da Corporação devem questionar na Justiça tal decisão, pedindo a sua suspensão até decisão final da Justiça.
    Se aceitar calado, depois não adianta ficar chorando e reclamando.

ResponderExcluir
  2. Exatamente! Além de questionar na justiça os fatos relatados, as associações representativas devem agir urgentemente buscando se reunir com um ou mais legitimados para ajuizar Ação Direta de Inconstitucionalidade (p. ex: PGR), levando uma petição por escrito demonstrando, na lei que criou o "bombeiro civil", as partes que estejam avançando sobre as atribuições dos CBMs de todo o país.
    O próprio nome "bombeiro civil" é inconstitucional, pois a nomenclatura "bombeiro" é privativa do Estado. O particular pode até criar o "brigadista" (ou outro nome que se queira dar), mas não bombeiro.
    Seria o mesmo que criar uma "polícia particular", o que por óbvio é inconstitucional.
    Imagina se por uma opção política a instituição fosse desmilitarizada, como ficaria? Dois bombeiros civis? Sendo um do Estado e um particular?
    Por óbvio, é absolutamente incompatível!
    Enfim, é necessário agir urgentemente.

ResponderExcluir
  3. Além do caminho jurídico, sugerido acima, é imperativo, também, buscar o caminho político.
    Assim, é necessário que os dirigentes das associações representativas dos bombeiros militares se reúnam urgentemente com parlamentares da bancada militar e da segurança pública, para (i) avaliar a lei que criou o “bombeiro civil” e verificar os dispositivos que avançam sobre atribuições dos CBMs, a começar, como já dito, pelo nome da profissão, bem como para (ii) se estudar a viabilidade de edição de uma lei federal (ou alteração das já existentes) delimitando, em definitivo, as atribuições e área de atuação dos profissionais brigadistas.

ResponderExcluir
  4. Sugiro corrigir o verbo "tentam" para o singular. Reportagem Boa mas perde credibilidade por uma pequena coisa dessas.

ResponderExcluir
  5. Olá, sou bombeiro militar em SC e, naturalmente, sou contra a substituição dos CBM por civis. Gostei de sua matéria e de seu site, porém faço algumas correções: Caçador e Jaraguá não estão entre as três maiores cidades do estado e em nenhuma dessas cidades os bombeiros privados substituíram os militares (nem tampouco em Joinville). O que ocorre é que eles chegaram antes dos militares nessas cidades e por forças políticas nós não conseguimos iniciar nossos trabalhos operacionais nelas e estamos apenas com atividade técnica, embora com dificuldade.

Obrigado pela sugestão.