Por Julia Jacob / ABC News
Uma ponte recentemente
instalada foi exibida como uma façanha de engenharia colapsada no
campus da Universidade Internacional da Flórida quinta-feira,
matando pelo menos quatro pessoas.
As filmagens aéreas
mostraram os primeiros atendentes atendendo as vítimas na cena,
procurando por pessoas nos escombros e carregando outros em macas
para ambulâncias.
Bombeiros derrubaram pelo
menos quatro pessoas mortas dos escombros, disse Dave Downey, Chefe
de Fogo de Miami-Dade, numa conferência de imprensa de quinta-feira.
O colapso ocorreu por volta
das 13h30, disse o chefe da Divisão de Resgate de Fogo de
Miami-Dade, Paul Estopinan, em uma coletiva de imprensa na
quinta-feira à tarde.
A partir das 5 horas, um
mínimo de oito veículos foram presos sob os escombros, disse
Estopinan. Alguns trabalhadores estavam na ponte quando desabou,
mas os funcionários não detalhavam se algum deles estava entre os
mortos.
Dez vítimas feridas,
rotuladas como pacientes com trauma de nível um, foram transportadas
para o Centro Médico Regional Kendall, o diretor do programa, Mark
McKenney, disse em uma coletiva de imprensa.
Um dos pacientes estava em
parada cardíaca e outro estava em coma com "ferimentos severos
nas extremidades" quando chegaram, disse McKenney. Esses
pacientes estavam em estado crítico.
Oito outros pacientes
internados no hospital sofreram lesões traumáticas como hematomas,
abrasões e ossos quebrados, mas estavam em condição estável,
disse McKenney.
As idades das vítimas
variaram de 20 a 50 anos, disse McKenney. Acredita-se que
pacientes adicionais tenham sido admitidos em outros hospitais da
área.
Mais de 100 bombeiros
estavam na cena trabalhando para encontrar vítimas com a ajuda de
guindastes e cães de busca, e funcionários estavam trabalhando para
estabilizar a ponte. Espera-se que seus esforços sejam
"duradouros e árduos duradouros até a noite", disseram
autoridades.
Um primeiro respondente, que
possui um negócio do outro lado da rua da cena, trabalhou em uma
vítima por 15 minutos para mantê-lo vivo, disse Orlando Lopez,
prefeito da cidade de Sweetwater.
A testemunha Suzy Bermudez
disse à ABC News que estava sentada no trânsito quando viu o
colapso da ponte da esquerda e depois do meio.
Bermúdez então saltou de
seu carro para correr e ajudar antes de ver as luzes do carro que
foram destruídas tão mal que quase atingiram o chão.
Uma mulher sobreviveu porque
seu carro estava esmagado na parte traseira, então Bermúdez e
outros conseguiram afastá-la, disse ela.
A estudante da URI, Aleia
Stillwell, disse à ABC News que estava no carro quando a estrutura
caiu na frente dela.
O colapso soou como um
trovão quando as peças da ponte caíram, disse ela.
Stillwell agradeceu a Deus
que ela estava dirigindo mais devagar do que o habitual,
acrescentando que poderia ter sido ela debaixo dessa ponte.
Outro motorista, Jonathan
Munoz-Conway, descreveu a cena para a ABC News como surreal e
aterrorizante, acrescentando que ele tinha acabado de dirigir sob a
ponte cerca de 30 segundos antes de desabar.
Munoz-Conway disse que
depois que ele passou, ele virou direito para uma garagem de
estacionamento ao lado da ponte. Ele então ouviu um estrondo
alto e assumiu que ele tinha atingido alguma coisa com seu carro
antes de ouvir uma garota gritar e viu policiais apressar-se para a
cena.
Testemunha Tiona Page disse
à ABC News que os gritos vindos dos carros eram "aterradores".
"Assim que olhei para
fora, vi poeira voando por toda parte", disse ela. "Eu
sabia que a ponte havia entrado em colapso". Os
espectadores correram para ajudar aqueles presos, mas lutaram para
escavar os escombros.
Não foi imediatamente claro
o que levou ao colapso.
A rua que a ponte se
estende, Southwest Eighth Street, é uma movimentada estrada de sete
pistas que vai do centro de Miami até os Everglades. Estudantes
e professores haviam chamado para uma ponte no cruzamento da 8th
Street e 109th Street, onde os pedestres eram obrigados a atravessar
o tráfego pesado, informou The Miami Herald.
A ponte deveria ser icônica
para a cidade, disse Lopez.
A FIU apresentou a ponte
para ser uma das primeiras de seu tipo, tweetando que foi montado no
sábado.
A empresa que moveu a ponte
no lugar, Barnhart Crane & Rigging, disse em uma declaração que
só foi contratada para mover a ponte e não estava envolvida com o
projeto ou a construção da ponte.
"Nosso escopo de
trabalho foi concluído sem incidentes e de acordo com todos os
requisitos técnicos", disse a empresa, acrescentando que
cooperaria com os pesquisadores e apresentaria condolências às
vítimas.
Em uma declaração, a
universidade disse que estava "chocada e triste com os trágicos
acontecimentos que se desenrolaram no campus".
O presidente da FIU, Mark
Rosenberg, expressou sua "imensa tristeza" em relação às
vítimas e suas famílias e lamentou o projeto falido em uma
conferência de imprensa na noite de quinta-feira.
"Cinco dias atrás, nós
celebramos que estava no processo de ser erguido", disse
Rosenberg sobre a ponte. "Esta ponte era sobre colaboração.
Era sobre esperança. Era uma oportunidade. Era sobre determinação.
A ponte era sobre força e unidade".
De acordo com um comunicado
de imprensa da FIU, a ponte de 174 pés e 950 toneladas acabou de ser
instalada "em poucas horas" usando métodos de "construção
de ponte acelerada", que a universidade disse que "reduz
riscos potenciais para trabalhadores, passageiros e pedestres e
minimiza interrupções de trânsito ".
Uma empresa de engenharia
realizou um teste de estresse na ponte na manhã de quinta-feira,
disse Ralph Ventura, vice-diretor da cidade e chefe de equipe da
Sweetwater, à ABC News. Não está claro se o teste estava em
andamento ou foi concluído antes do colapso.
Embora existam "uma
série de razões pelas quais uma ponte pode falhar", esse risco
é aumentado para qualquer nova estrutura de engenharia, disse à ABC
News, Hiba Baroud, professora assistente de engenharia civil e
ambiental da Universidade Vanderbilt.
"Qualquer problema
relacionado ao início da vida de uma estrutura está relacionado à
sua qualidade, enquanto a confiabilidade de uma estrutura é manter
essa qualidade ao longo do tempo", disse ela.
O NTSB está lançando uma
investigação sobre o colapso. Uma equipe de 15 especialistas -
incluindo especialistas em engenharia civil, ciência dos materiais e
fatores de sobrevivência - deverá chegar em Miami esta noite e
começará sua investigação pela manhã, disse o presidente do
NTSB, Robert Sumwalt, em uma coletiva de imprensa.
Quando perguntado por um
repórter se ele estava ciente de qualquer problema com este tipo de
ponte no passado, Sumwalt respondeu: "A meu conhecimento, não".
A ponte não era um projeto
do Departamento de Transporte da Flórida, e o designer, empreiteiro
e engenharia e engenharia de construção estão sob contrato com a
universidade, disse o DOT da Flórida.
A Figg Engineering projetou
o projeto, e a Munilla Construction Management construiu e instalou a
estrutura, de acordo com o DOT da Flórida. Bolton Perez e
Associados trataram a engenharia e inspeção de construção,
acrescentou a agência.
Uma verificação de design
independente e secundário foi necessária devido às características
únicas do projeto da ponte, de acordo com o DOT da Flórida. A
FIU foi responsável pela seleção da empresa utilizada para
realizar a revisão, mas a empresa que escolheram, Louis Berger, não
foi pré-qualificada pelo Florida DOT para o serviço, "o que é
exigido no acordo da FIU com o estado", disse a agência. .
A ABC News chegou a Louis
Berger para comentar.
Rosenberg disse a
jornalistas que todos os contratados foram examinados, especialmente
porque os fundos federais foram utilizados no projeto. Ele
acrescentou que encontrou o teste que estava sendo feito para ser
satisfatório.
Munilla Construction
Management disse em uma declaração que irá realizar uma
"investigação completa para determinar exatamente o que deu
errado" e que irá cooperar com os investigadores na cena "em
todos os sentidos".
"A nova UniversityCity
Bridge, que estava em construção, sofreu um colapso catastrófico
causando ferimentos e perda de vidas", afirmou a empresa. "A
MCM é uma empresa familiar e estamos devastados e fazendo tudo o que
podemos para ajudar".
Outra empresa que participou
da construção da ponte, FIGG Engineering, disse em uma declaração
que estava "atordoada" e que "nada disso aconteceu
antes" em seus 40 anos de história.
"As nossas mais
profundas simpatias são com todos os afetados por este acidente",
disse a empresa. "Nós cooperaremos plenamente com todas as
autoridades competentes para rever o que aconteceu e por quê".
A ponte estava programada
para ser totalmente concluída em janeiro de 2019, relatou
PantherNOW. Custa um total de US $ 14,2 milhões, financiado em
grande parte por uma doação de US $ 11,4 milhões do Departamento
de Transportes dos EUA, disse um porta-voz do DOT à ABC News.
O senador da Flórida, Marco
Rubio, descreveu o incidente como "preocupante e trágico",
acrescentando que o afeta pessoalmente porque ele é professor
adjunto da universidade por 10 anos.
"Ironicamente, é um
projeto de segurança" que foi construído depois que um
estudante morreu no ano passado atravessando esse cruzamento, disse
Rubio durante uma conferência de imprensa à noite.
Fonte: COMEÇA TEMPORADA DE FAKE NEWS EM PESQUISAS ELEITORAIS NO DF
Fonte: COMEÇA TEMPORADA DE FAKE NEWS EM PESQUISAS ELEITORAIS NO DF
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