LULA QUER REDEFINIR A POLÍCIA COMO “FORÇA REPRESSORA DO ESTADO”

Por Brehnno Galgane
O ex-presidente Lula declarou que para a resolver a questão da falta de segurança é necessário redefinir o papel da polícia como “força repressora do Estado”. A declaração foi dada durante um encontro com líderes comunitários de favelas e organizações sociais no Rio de Janeiro no último sábado (12).
O petista apontou que as operações policiais comumente realizadas nas comunidades são propulsoras de mais violência.
“Muitas vezes, quando a polícia vai [às comunidades], ela não vai para resolver a violência. Ela vai para contribuir, levando a violência também”, disse.
Lula disse ainda que o problema da insegurança será resolvido quando o papel do Estado brasileiro for solucionado.
“A gente vai resolver o problema da insegurança na hora que a gente resolver o papel do Estado brasileiro. Quando é que o Estado vai cumprir suas obrigações com a sociedade. E a polícia, entra como componente”, acrescentou.
Ao analisar a fala do ex-presidiário, o major Olavo declarou durante o Boletim da Manhã de terça-feira (15) que “a polícia é uma força de garantia da lei e ordem, da paz social”.
“Nós sempre citamos ‘A República’ de Platão’, onde ele comenta que são duas funções inerentes do Estado: a primeira delas é a defesa interna da cidade, para você manter a paz social, é para isso que existe a polícia. A raiz grega da palavra cidade e de polícia vem de ‘polis’, não existe civilização urbana sem o controle social da polícia, não existe ‘polis’ sem polícia e sem política, ou seja, sem aqueles que dirigem a cidade e aqueles que mantêm a lei e a ordem. Da mesma forma, é importante você ter uma força de defesa externa da sociedade, que no caso seriam as Forças Armadas. Essa é a principal função do Estado”, ressaltou o major Olavo.
“Eu sei que hoje nós vivemos tempos de Estado de bem-estar social, e muitas vezes nos confundimos com isso achando que o Estado é responsável pelo monopólio de entregar cartas, de comprar e vender gasolina, essas coisas absurdas, mas não é. A função principal do Estado é levar segurança para as pessoas dentro do seu país, da sua cidade e do seu estado. Portanto, quando se usa esse discurso, que é muitas vezes ideológico, com fins de ganhos políticos, é algo totalmente equivocado, não existe liberdade sem polícia”, concluiu o major.
Fonte: Terça Livre
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as notícias em primeira mão. CLIQUE AQUI